domingo, 1 de março de 2015

2º Domingo da Quaresma

Evangelho Mc 9,2-10
bispo1
“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles”
(Mc 9,2)
A liturgia do segundo domingo da Quaresma nos apresenta a Transfiguração do Senhor, quando Ele se revela aos seus três discípulos mais íntimos em sua divindade. Era como que uma antecipação daquilo que seria a vitória depois do que sofreria de humilhação e vexame na morte de Cruz.  A intimidade de Jesus conversando com Moisés e Elias na visão é a afirmação de todo o compromisso de Deus com o seu Povo de Israel em cumprir o projeto de salvação na vinda do Salvador Jesus, em que Moisés e Elias tiveram uma missão especial.
Os textos litúrgicos da Quaresma nos ensinam a missão de Jesus Cristo. Como Filho de Deus Ele resgata a dignidade do ser humano, como que mostrando a presença de Deus nas pessoas e em todo o universo criado por Deus. Deveríamos viver sempre no mundo de Deus, um “mundo transfigurado”, onde sejam possíveis a harmonia, a justiça e a paz entre todas as criaturas. É tarefa da Igreja, Comunidade Cristã, e de cada cristão em particular, transfigurar as realidades pecaminosas em que nos situamos no mundo de hoje. Levar a presença do sagrado, do divino, onde o Mistério do Mal queira dominar.
No processo da conscientização sugerida pela CF deste ano, “Fraternidade – Igreja e Sociedade”, pode-se também perguntar qual nossa missão de Igreja em resgatar os valores fundamentais da sociedade brasileira?  Se há desvios na postura de autoridades, desequilíbrios no relacionamento familiar, descaso pela vivência dos valores éticos, temos consciência de que nos é pedido um comprometimento mais coerente na transformação da sociedade em que vivemos. É a missão pedida por Jesus: ser luz do mundo e sal da terra! Assim as coisas poderão mudar de figura!

+ Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.