domingo, 26 de abril de 2015

4º Domingo de Páscoa

Evangelho Jo 10, 11-18
bispo111
“Eu sou o bom pastor.
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!”
(Jo 10, 11)
O quarto domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do Bom Pastor. Jesus é o verdadeiro Pastor de Israel e de todos os povos. Ele dá sua vida pelo rebanho e reúne a todos. É o domingo em que a Igreja propõe orações especiais pelas vocações sacerdotais. A figura do pastor nas Sagradas Escrituras é muito conhecida, devido ao contexto histórico e cultural do povo de Israel, povo nômade e cuidador de rebanhos.
No em seu ensinamento Jesus foi muito claro, chamando a atenção de que o bom pastor conhece as ovelhas, preocupa-se com elas, dá a vida por elas, se for necessário. Diferente daquele que é mercenário e cuida de ovelhas por causa de outros interesses.
Jesus cuidou do seu rebanho dando a vida por todos. É d’Ele que nos vem a vida e nos faz viver como seus filhos. É Ele também que nos dá a segurança de, como novo povo de Deus, caminhar com os nossos compromissos em direção aos valores fundamentais da vida cristã: a vivência do amor e a construção do Reino de Deus. Ao conseguirmos isto, de fato teremos um só rebanho e um só Pastor.
Um rebanho não pode viver sem o pastor. O único Bom Pastor em nossa Igreja será sempre Jesus Cristo! Mas Ele quer se fazer visível em seus pastores, por Ele escolhidos e autorizados para realizar na Igreja o pastoreio: o Papa, os Bispos, os Padres. São os primeiros responsáveis pela ação pastoral na Igreja! Mas também não podemos nos esquecer de que pelo batismo todo cristão é chamado a exercer atividades pastorais na vida da Igreja. Intercedamos ao Pai de Jesus Cristo, o Bom Pastor, que suscite entre nossa juventude aqueles que se sintam vocacionados ao pastoreio na Igreja e que, para os que estão nesta missão, não faltem a fidelidade e a perseverança em sua missão.

Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano