quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bispos eleitos no 53ª Assembleia Geral da CNBB

Dom João Carlos Petrini é eleito membro para o Sínodo dos Bispos

O bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, foi eleito 2º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínododos Bispos sobre a Família, em primeiro escrutínio realizado na manhã de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Ele recebeu 170 votos do total de 252, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta. O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
Dom Petrini presidiu a Comissão para a Vida e a Família da CNBB no período de 2011 a 2015. É doutor em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (SP) e coordena o programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Atualmente é diretor do Pontifício do João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família – Salvador (BA).
Currículo
Dom João Carlos Petrini nasceu em 1945, na cidade de Fermo, na Itália. Formou-se em Ciências Políticas na cidade de Perugia. Em 1970 foi enviado como missionário ao Brasil pelo Movimento Comunhão e Libertação e atuou na arquidiocese de São Paulo. Ainda na capital, estudou Teologia e ordenou-se sacerdote em 1975. Cursou Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 1989, mudou-se para Salvador, onde foi reitor do Seminário Propedêutico entre 1990 e 1998 e diretor do Instituto de Teologia da UCSal (Universidade Católica do Salvador) de 2005 a 2009. É diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Dom Petrini é professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSal e coordenador do grupo de pesquisa Família em Mudança. É também autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas. Foi nomeado em 2005, pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar de Salvador. Em fevereiro de 2011, tomou posse na diocese de Camaçari (BA).

Suplente do delegado da CNBB junto ao Celam será dom Anuar Battisti

O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, foi eleito para suplente de delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) em segundo escrutínio realizado nesta quinta-feira, 23. Ele recebeu 150 votos do total de 258, e assim superou os 130 votos requeridos para a maioria absoluta. Dom Anuar substituirá dom Luiz Demétrio Valentini no cargo de suplente do delegado junto ao Celam.
Currículo
Nascido em Lajeado (RS) em 1953, dom Anuar foi ordenado presbítero em 1980. Estudou Filosofia no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR), e Teologia na Studium Teologicum de Curitiba e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 1996 foi nomeado administrador diocesano de Toledo (PR) e exerceu o cargo por dois anos, até que o papa João Paulo II o nomeou bispo diocesano de Toledo, em 1998. Em setembro de 2004, foi nomeado arcebispo de Maringá (PR) pelo papa João Paulo II. Em maio de 2007 participou como membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida (SP). Seu lema episcopal  é “Caminhai no Senhor”.

Dom José Belisário é escolhido delegado para o Celam

O arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário, foi eleito delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) em segundo escrutínio realizado ainda na noite de quarta-feira, 22. Ele recebeu 189 votos do total de 268, superando os 135 votos requeridos para a maioria absoluta. Em 2011, foi eleito vice-presidente da Conferência e encerra na próxima sexta-feira, 24, seu mandato.
Currículo
Dom Belisário nasceu em 1945, em Carmópolis (MG), e foi ordenado sacerdote em 1969. Ele estudou Filosofia no Convento São Boaventura, em Dalto Filho (RS) e Teologia, no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. O papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Bacabal (MA) em dezembro de 1999 e sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro do ano seguinte. Em 2005, o papa Bento XVI o elevou a arcebispo para a sede de São Luís, no Maranhão. Atualmente é vice-presidente da CNBB. Seu lema episcopal é “Invisibilem Tamquam Videns” – “Como se visse o invisível”.

Dom Darci Nicioli assume Comissão para a Comunicação

Foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli. Ele recebeu 207 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 138. No último quadriênio 2011-2015 a comissão foi presidida por dom Dimas Lara Barbosa.
Currículo
Nascido em Jacutinga (MG) em 1959, dom Darci foi ordenado sacerdote em 1986. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP).  O bispo também é mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma. Em novembro de 2012 foi nomeado bispo auxiliar de Aparecida (SP) pelo papa Bento XVI. Seu lema episcopal é “Que a tua luz brilhe”.