sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bispo mártir será beatificado em El Salvador

A Igreja de El Salvador receberá no próximo sábado, 23, bispos, sacerdotes e delegações internacionais para acompanhar a beatificação do ex arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Romero, que acontecerá às 10h da manhã, na Praça do Divino Salvador do Mundo, considerada símbolo nacional do país, e em seu entorno.
São esperadas cerca de 250 mil pessoas e pelo menos 12 chefes de Estado, além dos vice-presidentes de Cuba e Costa Rica. Aguardam-se delegações de Brasil, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Itália, México, Nicarágua, Uruguai e membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na programação também consta uma peregrinação até a Catedral Metropolitana, onde descansam os restos do arcebispo mártir.
Mais de 1.100 sacerdotes se prepararão para a cerimônia no Seminário San José de La Montaña e também irão até a praça em procissão. O lugar teve significado especial na vida de dom Romero porque boa parte de sua formação sacerdotal foi feita ali.
Natural de Barrios, em São Miguel, dom Oscar Romero nasceu em 15 de agosto de 1917. O arcebispo foi assassinado brutalmente em 24 de março de 1980, por um franco-atirador, durante homilia na capela do hospital do câncer La Divina Providencia, em São Salvador. O arcebispo teve intensa atuação na defesa dos mais pobres e desprotegidos no conflito armado salvadorenho ocorrido no período de 1980 a 1992.
Em 1996, foi apresentado o processo de beatificação de dom Romero pela Congregação para a Causa dos Santos, mas somente em 2006, houve autorização da Congregação para a Doutrina da Fé. Na diocese salvadorenha, o processo em sua fase diocesana iniciou em 1990. 
Durante a XX Assembleia Internacional da Cáritas, realizada na última semana, em Roma, o monsenhor Óscar Romero foi escolhido como patrono da Cáritas Internacional.