sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

“Encontrar-se com Deus” é tema de retiro para seminaristas da Diocese

Terminou hoje, 23, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, em Lavras, o Retiro Anual dos seminaristas da Diocese de São João del-Rei. 18 jovens (14 cursando filosofia/teologia e 4 no propedêutico) estiveram reunidos desde a última terça-feira, 20, para um momento de oração, formação e discernimento da vocação ao sacerdócio ministerial.
Com o tema “Encontrar-se com Deus” o retiro contou com a presença do dehoniano padre Cristiano Assis que conduziu a formação. “Procurei conduzir todas as reflexões apontando sobre a importância dos seminaristas vivenciarem, uma amizade profunda com Jesus Cristo, através da escuta da Palavra, da Celebração da Eucaristia e da vida fraterna em comunidade, numa atitude de docilidade ao Espírito. Esta íntima relação forma o coração do seminarista para aquele amor generoso e de oblação, que representa o início da caridade pastoral”, explica o sacerdote.
Além das palestras houve, também, momentos de oração pessoal e comunitária, celebração Eucarística, oração do terço, Via-Sacra e partilhas das experiências vividas no retiro, uma ação necessária, como destaca o Reitor do Seminário em Juiz de Fora, padre Álisson Sacramento. “Retirar-se dos afazeres quotidianos para estar a sós com Deus é uma atitude necessária para o crescimento na fé. Sendo assim, na caminhada vocacional, se faz mais necessário ainda ter esse tempo, onde se escuta mais intensamente a voz de Deus e procura observar-se para tomar novas atitudes”, destaca.
O evento teve seu término com a celebração da santa missa nesta sexta-feira, às 11 horas.
Fonte- http://diocesedesaojoaodelrei.com.br/